Trabalho com GIMP

Trabalho com GIMP

sábado, 7 de maio de 2011

Educação à Distância
Por Thais Pacievitch

Ao contrário do que pode parecer, a educação a distância não é uma modalidade historicamente recente.
O primeiro registro desse tipo de ensino data de 1833, na Suécia. No Brasil, a educação a distancia foi oferecida por instituições privadas internacionais em 1904.
Os principais países que utilizam essa modalidade de educação são França, Espanha e Inglaterra.
As principais características da Educação a distancia no Brasil são:
- Alunos e professores não ocupam o mesmo ambiente/espaço físico e tempo.
- Comunicam-se de várias formas, através de materiais impressos, e de recursos tecnológicos como a internet, os vídeos e as vídeo conferências. Fazem uso das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
- O aluno é o maior responsável pela aprendizagem.
A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.
Além do ensino fundamental e médio, os cursos oferecidos podem ser também de ensino técnico nível médio ou de educação superior a distancia.
O governo federal, através do MEC é o responsável por autorizar a abertura de cursos de Educação a Distancia. É nesse momento, sobretudo, que a qualidade da proposta é avaliada.
O Ensino a distancia tem um vasto campo a explorar, porém, as metodologias utilizadas ainda estão em processo de teste, e ainda não há uma maneira de diferenciar o elemento principal da educação: o aluno, que nessa modalidade de educação não tem o seu contexto considerado. Mesmo por que, a filosofia do ensino a distancia é o construtivismo.
Ainda hoje, portanto, o ensino presencial é mais amplo e confiável. Mas observa-se que as facilidades da educação a distancia a farão ganhar cada vez mais espaço, sobretudo se aumentar a qualidade dos cursos.
Sendo assim, um ensino à Distância eficiente requer uma preparação extensiva, assim como uma adaptação de estratégias e de métodos ao novo ambiente virtual de aprendizagem.
Fonte de extração: http://www.infoescola.com/educacao/educacao-a-distancia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário